Sobre a Oficina do Cego

A Oficina do Cego foi fundada em 2009 por um grupo variado de artistas, profissionais das artes gráficas, docentes e entusiastas das artes múltiplas, da impressão ou do livro. Dedica-se à criação, fabricação, e divulgação de disciplinas gráficas tais como a serigrafia, tipografia, cianotipia, gravura, mas também encadernação, artes do papel e muitas outras dimensões associadas a estas áreas.

Oficina do Cego: instalações, posters e equipamentos

Existem duas vertentes principais no nosso funcionamento. Por um lado, a criação de objetos gráficos, desde posters a livros, cadernos a outros objectos fora de categorias. Todos eles sempre construídos numa lógica de colectivo ou de “mãos na massa”, no sentido em que os envolvidos participam em algumas se não todas as etapas do seu fabrico. Não trabalhamos como editora, reprografia ou serviço para “clientes de fora”, mas convidamos a elaborar projectos connosco ou construímos respostas com parceiros.

Oficina do Cego: impressão de poster em serigrafia
Impressão em serigrafia

Por outro lado, há uma vocação inerente para o ensino, a partilha, a pedagogia das disciplinas que dominamos. Através das mais diversas formações levamos os nossos conhecimentos ao máximo de pessoas, sempre numa intenção de tornar os alunos o mais independentes e autónomos possível. As formações têm lugar maioritariamente nos nossos espaços, mas já estivemos envolvidos em formações noutros locais, inclusive fazendo formação de formadores, criando condições para que surja noutros locais um núcleo autónomo de artes gráficas. 

Estas formações têm formas muito curtas (como os workshots), mais longas e clássicas, ou, na versão mais longa, a nossa jóia da coroa: o Curso de Auto-Edição, com mais de 130 horas, e que decorre num período de quatro meses. Os alunos são introduzidos a todas as técnicas possíveis de desenvolver na Oficina e desenvolvem o seu próprio projecto gráfico, sob a forma de edição múltipla. Quase sempre é feita uma apresentação e exposição pública no final do curso. Já passaram pelo curso mais de 50 pessoas, e ele serviu muitas vezes de ponto de partida para pesquisas autorais ou capacidades de trabalho para muitas pessoas.

Além destas duas vertentes, a Oficina do Cego procura também reforçar o trabalho dos seus associados, que podem desenvolver projectos próprios no espaço e com os equipamentos da associação. Outro tipo de acção, como exposições, palestras, conferências, encontros, colaborações institucionais, etc., fazem parte natural do nosso quotidiano.

Na busca incessante por democratizar a atenção para com a pequena edição, as pesquisas das artes gráficas, as artes múltiplas e do livro, etc., instituímos, sem quaisquer apoios, o Prémio Oficina do Cego para Edição Independente, de que já houve duas edições, dando atenção à maior variedade de projectos possível. Sendo nós uma pequena associação, não podemos garantir a possibilidade do prémio todos os anos, mas ele regressará seguramente. 

A Oficina do Cego está constituída enquanto associação sem fins lucrativos, dirigida pelos próprios associados. A filosofia do associativismo é de extrema importância para a vida e funcionamento da Oficina do Cego. Isso reflecte-se não apenas na busca constante e aceitação de novos associados, expandindo as características e capacidades da Oficina do Cego como, talvez um aspecto mais significativo, no facto de que os órgãos sociais são hoje, em 2021, totalmente preenchidos por associados que não os fundadores. Alguns chegaram mesmo a criar novos projectos, e há sempre ocasiões de colaborações. A Associação é dos associados, estejam eles desde o início das actividades ou não, e esse nível de democracia participativa espelha-se em todas as dimensões da nossa vida. 

As transformações internas da Oficina do Cego traduziram-se por muitas mudanças de espaço, em busca das melhores condições e acondicionamento do equipamento que, aos poucos, juntámos e pusemos ao nosso serviço. Depois de alguns percalços, encontrámos na Rua Sabino de Sousa, nº 42A, o espaço ideal. Estamos neste local desde 2013. 

Estamos sempre à procura de novos associados, disponíveis para se envolverem em todas as dimensões da nossa área de trabalho: pessoas activas, interessadas em produzir objectos com tinta sobre papel, e recuperar antigos saberes em novas vidas.